Dicas Maternidade

Técnica para congelar papinha

27 de outubro de 2018

Quando iniciou os alimentos aqui em casa, era aquela famosa “gororoba” chamada carinhosamente de PAPINHA (me perdoem quem gosta), na mistura havia tudo que o pediatra orientava colocar, uma proteína, um tipo de leguminosa, um tipo de carboidrato, 2 tipos de legumes e um tipo de verdura. Então preparava os alimentos para uns 2 tipos de papinha, misturava e colocava em potinhos de vidros para congelar, ou seja, os gêmeos comiam a mesma coisa no almoço e jantar por dias.

Começou a incomodar e a enjoar, então resolvi fugir do tradicional e mudar a técnica de congelamento, não é uma invenção minha (se fosse teria patenteado. Brincadeira!), mas achei a ideia genial. A técnica consiste em preparar os alimentos e congelá-los separadamente. Como Luana?

Simples! Em forminhas de gelo. Então preparo o frango desfiado, carne moída, vagem picada, abobrinha refogada, chuchu, couve manteiga, espinafre, etc… e coloco em forminhas de gelo.
Mas, claro que, em forminhas de gelo COM TAMPA. Pelo amor de Deus, não vão expor os alimentos no congelador sem tampa para contaminá-los.

Com isso, a cada refeição faço combinações diferentes, garantindo refeições variadas e equilibradas com todos os nutrientes.

O processo é muito simples, você prepara os alimentos como de costume, coloca nas forminhas de gelo e congele. Após o congelamento tire das forminhas e coloque em saquinhos de freezer, fechando bem e etiquetando com o nome do produto e a data de fabricação.

Dicas

  • As forminhas de gelo com tampa você encontra facilmente na internet. Eu optei pelas formas com cubos pequenos e comprei no Mercado Livre.
  • As verduras eu faço o processo de branqueamento, para não perder tanto os nutrientes (perda sempre há).
  • Eu Luana, optei em não congelar batata e cenoura, pois achei que muda muito a textura e o sabor. A cenoura retem muito líquido, com isso fica muito mole e borrachuda.
  • Quando vejo que o alimento não tem muito líquido para segurar quando congelar, eu adiciono azeite de oliva. Faço isso principalmente com as verduras, caso contrário vira farinha depois do congelamento, pois vai soltar tudo.
  • Não congelo arroz, gosto de oferecer arroz ou macarrão sempre fresquinho, afinal não leva tanto tempo para prepará-lo(os).

Há diversas formas de descongelar. Você pode descongelar tirando os cubos do congelador e colocando na parte de baixo da geladeira, pode descongelar no vapor, em banho maria ou também no microondas em potência baixa.

Você também poderá gostar

4 Comentários

  • Responder Karoline 27 de fevereiro de 2021 at 16:00

    Luana, obrigada pela dica! Uma dúvida , o que é o processo de branqueamento? Abraço, Karoline

    • Responder Luana Paiva 12 de março de 2021 at 13:31

      Oi Karoline.
      É tipo um choque térmico, por exemplo, coloca a couve para cozinhar uns 6 a 7 minutos, depois tira da água fervente e joga em uma travessa com água gelada.
      Essa técnica é utilizada para não perder tanto a cor e nutrientes das verduras.

  • Responder Gabriela 8 de fevereiro de 2021 at 13:59

    Quantos cubinhos em média alimentam um bebê de 6 meses?

    • Responder Luana Paiva 8 de fevereiro de 2021 at 14:28

      Eu utilizava 1 cubinho por refeição de cada alimento. Por exemplo: 1 de feijão, 1 de couve, 1 de vagem, 1 de abobrinha, 1 de carne e o arroz (que eu não congelava)

    Mensagem