Cotidiano

FAN – Fator Antinuclear

13 de fevereiro de 2015

Esse post estava guardado nos rascunhos a um tempão, por dois motivos, porque ele seria cansativo de ler por ser longo e porque o corpo humano é bem complexo, e tem muitas coisas que são difíceis de explicar, principalmente diagnósticos que ninguém sabe de onde vem….rs

Queria compartilhar um pouco o que é FAN – Fator Antinuclear ou antinúcleo. O FAN é um anticorpo contra a proteína, normalmente, presentes no núcleo das células. Quando positivo pode significar “maior chance” de ter doenças autoimune, mas isso não é 100%, pois possui pessoas saudáveis com FAN reagente e/ou pessoas que não desenvolvem nenhuma doença.

Não é possível diagnosticar apenas com o resultado do FAN, é necessário buscar através de outros exames, qual anticorpo pode ter desenvolvido, ou seja, o diagnóstico só é feito com o FAN reagente mais os resultados de outros auto anticorpos. As diluições/resultados são normalmente feitas na seguinte ordem: (1/40), (1/80), (1/160), (1/320), (1/640), (1/1280) e assim sucessivamente. Os valores maiores ou iguais a 1/320 são relevantes e indicam doença autoimune em mais de 97% dos casos.

Os profissionais especialistas nesse assunto são os reumatologistas, e esse tipo de resultado requer acompanhamento médico, inclusive quem não tenha manifestado nenhuma doença, é preciso monitoramento. Infelizmente há poucos especialistas em São Paulo capital, por isso só se consegue agendar para mais de 30 dias, além disso há poucos bons, aqueles especialistas que sabem explicar e não te desesperar, afinal, como foi dito, o FAN é apenas um indicador para avaliar a presença de um ou mais anticorpos.

Há mais ou menos uns 8 anos, “acidentalmente”, descobri que meu FAN é reagente, digo isso, porque o médico que solicitou era vascular e aparentemente pediu esse exame meio que aleatório, pois eu não estava sentindo sintoma algum, e logo depois do resultado me encaminhou para o reumatologista. Infelizmente meus primeiros médicos reumatologistas não eram bons como eu queria/precisava, pois a explicação do que seria esse resultado foi dada da pior maneira possível, ou seja, entrei em pânico, porque a primeira coisa que pensa é Lúpus (isso porque muitas vezes desconhecemos as outras doenças). Graças a Deus, tive amigos, médicos, que me deram suporte nessa fase e explicaram como poderia ser e não que já era. Pois vou repetir novamente (sendo chata), apenas o FAN não quer dizer nada.

Aparentemente esse “probleminha” é mais comum do que eu achava, percebi que as pessoas preferem não se expor em relação a isso, e quando expõem, percebem que tem mais pessoas na mesma situação. Então deixo a dica, não entrem em pânico e procure sempre segunda, terceira e até quarta opinião, sempre, não se contentem com o que o primeiro especialista te diz, pois ele pode ter dizer coisas “a mais” do que precisaria, claro que saber mais não é nenhum pecado, mas depende do momento.

Agora porque falei do monitoramento? A cada 6 meses a 1 ano no máximo eu faço exames com uns 10 auto anticorpos (devem ser os principais, não sei), para verificar se o “probleminha” não virou um problemão…segundo um dos reumatologista que consultei, não é possível verificar TODOS os auto anticorpos, pois há milhares, e é mais difícil se o paciente não sente sintomas relevantes a algum. Então, por enquanto sempre faço os mesmos, de acordo com o padrão e título do meu FAN (1/320). Por exemplo, no meu caso, o exame de anti-tiroglobulina /anti-tireoglobulina é alterado, significando que tenho Tireoidite de Hashimoto, mas isso é assunto para outra hora.

Na internet tem muita informação sobre o assunto, mas a pesquisa deve ser cautelosa, pois pode não se aplicar ao seu caso, cada paciente é um paciente diferente, a pesquisa é boa apenas para conhecimento e preparação e não para autodiagnóstico.

house-lupus
KEEP CALM, It`s NEVER LUPUS (M.D. House)….Nem sempre é o diagnóstico que você pensa…

Muito difícil de entender? Também acho, mas espero ter contribuído um pouco, mesmo não sendo minha praia…

Você também poderá gostar

5 Comentários

  • Responder Aline Cristina De Souza 8 de dezembro de 2019 at 12:31

    Olá… gostaria muito de falar com vc sobre o Fan. Por favor se puder me ajudar. Estou preocupada. Meu email
    cristinadesouzaaline@yahoo.com.br

  • Responder Carolina 3 de junho de 2018 at 22:38

    Oi Luana! Quer dizer que tem 8 anos que seu FAN ada esse resultado e você não desenvolveu nenhuma doença?

    • Responder Luana Paiva 4 de junho de 2018 at 08:13

      Oi.
      Em 2018 serão 11 anos pós resultado do FAN.
      A única “doença” que tive, mas não precisei ainda tomar medicamentos pois está controlada é a tireoidite de Hashimoto.
      Fora isso, ainda não tive nenhum sintoma que indicasse alguma outra doença auto imune.

  • Responder Luciana 8 de março de 2018 at 16:49

    Olá! Qual médico você foi!? Precisava de um bom profissional. Meu caso se assemelha ao seu e está difícil de encontrar um reumatologista..! Mande para meu e-mail, se for possível. Agradeceria e muito!

    • Responder Luana Paiva 9 de março de 2018 at 13:50

      Mandei no e-mail. Abs.

    Mensagem