Cotidiano

Cirurgia Refrativa – Retoque

19 de agosto de 2015

Oi, gente!

Sim, o título está correto, tive que passar pelo procedimento cirúrgico novamente para retoque. Eu tinha falado que ia atualizar o post da primeira cirurgia refrativa, mas achei que ia ficar enorme, então resolvi escrever um novo, se você não viu como foi, é melhor dar uma olhada Cirurgia Refrativa – I lasik.

Bom, depois de aproximadamente 4 meses da primeira cirurgia refrativa, percebi que minha visão não estava 100%, em cada consulta eu falava com a oftalmologista que dependendo da distância eu não enxergava bem. Então no início de Agosto fizemos o exame, e percebemos que sobrou 0.25 grau de miopia, é pouco? Não, para miopia isso é bem incomodo, principalmente para quem usou óculos um bom tempo e enxergava muito bem. Enfim, ela me perguntou se eu queria retocar, respondi que sim, caso não houvesse riscos, então marcamos a cirurgia para o dia 12/08.

Pré Cirurgia

Foi exatamente igual a cirurgia refrativa anterior.

Cirurgia

No dia tive que sair bem cedo, pois infelizmente era rodízio do carro, então tínhamos que chegar antes das 07h. Chegando no hospital fui encaminhada para sala de espera do Centro Cirúrgico, quando me chamaram, coloquei a roupa cirúrgica e aguardei mais um pouco.

A enfermeira me chamou, e entrei direto na sala do laser, me deram as famosas bolinhas para ficar apertando e pingaram colírio anestésico. Pedi para enfermeira anestesiar bem, pois a ultima vez eu senti a pinça, o que dificultou um pouco o procedimento. A doutora chegou perguntando se eu estava nervosa, respondi que sim, afinal, é bem desagradável, então ela me garantiu que seria muito mais tranquilo, pois não haveria corte.

Foi marcado onde iria levantar o flap e iniciou o processo, começaram pelo olho direito e tamparam o esquerdo, dessa vez não senti quase nada e a médica levantou o flap com muita facilidade (isso mostra como a cicatrização da córnea é demorada).

Nossa, foi muito tranquilo esse retoque, quando terminou eu enxergava bem e não sentia nada, afinal estava bem anestesiado, ela orientou dormir o resto do dia e pingar os colírios.

Pós Cirurgia

Ao chegar em casa, fui direto para o quarto fechei todas as portas para ficar bem escuro e dormir um pouco, quando acordei infelizmente a anestesia tinha passado, ou seja, dor, pálpebras pesadas e sensibilidade a luz. Dessa vez estava tão ruim a sensibilidade que tive que colocar um edredon no varão da cortina, porque ainda estava me incomodando. Passei o dia, dormindo, acordando e pedindo a Deus que passasse logo.

A noite já conseguia abrir um pouco os olhos, então tomei banho e jantei, terminando voltei para o quarto e dormir a madrugada toda.

No 2º dia voltei ao hospital para tirar as lentes, e no 3º dia estava bem melhor, já estava assistindo séries no netflix =).

Hoje, 8º dia após o procedimento, estou bem, parece até que não fiz o retoque, meu olho não ficou vermelho e já estou vendo um pouco melhor. O olho esquerdo ainda teima e desfocar um pouco, mas espero que seja por poucos dias.

Então é isso, qualquer novidade eu atualizo o post. Dessa vez atualizo de verdade.

Você também poderá gostar

95 Comentários

  • Responder Caio 29 de janeiro de 2022 at 19:06

    Graças a Deus você fez essa postagem. Fiz a cirurgia e demorou mais de um mês para estabilizar a visão. Após seis meses da cirurgia foi constatado que sobrou residual em ambos os olhos, mas enxergo o suficiente para ter uma vida normal (passei no exame oftalmológico do Detran assim). O médico que operou disse que fica a meu critério fazer ou não o retoque (que será sem custos adicionais) e que meu cérebro pode até se acostumar com esses residuais. Agora lendo os comentários, sobre o risco de hipermetropia (que o médico nunca mencionou), decidi que irei em outro médico questionar sobre essa história, antes de me decidir sobre fazer ou não o retoque. Trocar grau negativo por positivo não está nos meus planos. Você me ajudou muito! Deus te abençoe!

    • Responder Luana Paiva 31 de janeiro de 2022 at 17:25

      Que bom. O pessoal aqui se ajuda.

  • Responder Alexandre 6 de dezembro de 2020 at 10:07

    Olá Luana! Tudo bem?

    Fiz a cirurgia refrativa pelo método LASIK há 2 dias… Imediatamente senti uma melhora gigante na visão, porém estava tudo embaçado e aguardei os olhos se “conformarem”.

    Hoje acredito que ambos os olhos já se ajustaram e eu pude perceber que o direito está vendo bem como nunca antes, não perfeito, mas não precisaria mais de óculos para as atividades do dia a dia.

    Porém o olho esquerdo está péssimo, chega a dar uma sensação ruim de tão discrepante que ficou, um olho vê tudo borrado e o outro nítido.

    Estou com dores de cabeça devido a isso, acredita que o retoque pode ser feito em 1 semana?

    • Responder Luana Paiva 6 de dezembro de 2020 at 10:19

      Oi Alexandre.
      Tudo bem, sim.
      Creio que 1 semana é pouco tempo, normalmente esperam uns 4 a 6 meses pós cirurgia para verificar a necessidade do retoque. Mas conversa com seu médico para confirmar.
      Vai dar certo.

  • Responder GREICE KELLY FLORES FIORINI 27 de agosto de 2020 at 13:02

    Luana boa tarde

    qual cirurgia voce fez PRK ou LASIK?
    GRATA

    • Responder Luana Paiva 27 de agosto de 2020 at 13:17

      Boa tarde.
      Fiz o I Lasik.

  • Responder Josi Amorim 13 de julho de 2020 at 19:25

    Olá! Muito obrigada por seu relato. Fiz a cirurgia Lasik há quase 1 mês porém já na consulta no dia seguinte para retirar a lente reclamei da visão, após 7 dias a médica já informou que ficou um grau acima de 1 e teria que fazer o retoque, e agora estou com retorno após 30 dias marcado mas confesso muito receio de refazer. O olho direito ficou com a visão melhor mas vez ou outra sinto um tremor na pálpebra que não tinha antes (a médica diz que não é nada ocular) e OE vejo muito embaçado.

    • Responder Luana Paiva 23 de julho de 2020 at 08:38

      Se seu receio for pelo procedimento, é super tranquilo, mas se você não confia mais no profissional, aconselho a procurar outro e avaliar novamente. Eu não sou médica, mas tremor na pálpebra normalmente está associado a estresse, o que é comum com essa pandemia, todos nós estamos estressados.

  • Responder Danna 6 de janeiro de 2020 at 08:18

    Percebi que após a cirurgia refrativa quando eu assisto a filme legendado a legenda fica meio borradinha. Alguém com o mesmo problema que eu? Luana, depois que você fez o retoque você chegou a notar se a legenda dos filmes fica borrada?

    • Responder Luana Paiva 6 de janeiro de 2020 at 08:39

      Não fica borrada não, enxergo perfeitamente.

    • Responder Ana 6 de fevereiro de 2020 at 20:56

      Sim!!! Exatamente, em letras na cor branca.. tenho mais dificuldade. Meu olho direito não ficou tão bom e hoje refiz só ele. Mas ambos incomodam com a leitura na cor branca.

    • Responder mauricio 13 de julho de 2020 at 13:56

      boa tarde, fiz a cirurgia (lasik) no metodo de deixar um olho pra longe outro pra perto, hoje completa 30 dias, senti uma melhora comparado ao tempo que eu usava o oculos , mais sinto muito desconforto tanto pra longe quanto pra perto esta ruim, vejo que muitas pessoas e profissionais afirman que leva alguns meses para chegar ao 100% da visao.
      digamos que esteja com 50% nesse momento, mais ainda estou inseguro que vou ter a visao 100%.
      estou aflito.

      • Responder Tamis 1 de janeiro de 2021 at 21:46

        Oi… comovc está hoje com essa técnica de monovisão? Se adaptou, fez retoque?

      • Responder Aline Ribeiro leite 19 de julho de 2022 at 15:53

        Oi meu nome é Aline e estou com o mesmo problema, tem 27 dias q fiz e está mto embaçado. Vc melhorou? Conseguiu se adaptar?

      • Responder Jefferson 27 de julho de 2022 at 16:21

        Oi Mauricio, fiz essa monovisao tb e estou enxergando Mal, a sua visao realmente melhorou? Depois de quanto tempo?

    • Responder Tatiana 12 de agosto de 2020 at 11:15

      Operei há 5 dias e o olho esquerdo não ficou legal não, parece q restou um pouco de miopia e talvez astigmatismo tbm e eu vejo halos em volta das luzes, explosão de luz, não vejo definidinho, já o direito ta ótimo.
      Também vejo as legendas borradas com o esquerdo.

      • Responder Kay 7 de dezembro de 2020 at 20:32

        Oi
        Vc precisou pagar o mesmo valor para fazer o retoque ou ganhou um desconto?

        • Responder Luana Paiva 7 de dezembro de 2020 at 20:37

          Olá. Eu, pelo menos, não paguei nada a mais.

      • Responder Zelia 2 de maio de 2021 at 21:33

        Olá!! Vc teve que pagar pra refazer a cirurgia? Fiz monovisão e fiquei com um residual de 0,70 na esquerda e 0,50 na direita. Faz 3 meses que fiz.

        • Responder Luana Paiva 3 de maio de 2021 at 15:10

          Olá Zelia.
          Fiz o retoque sem pagar nada.

  • Responder Danna 6 de janeiro de 2020 at 08:11

    Vi uma publicação no YouTube se uma oftalmologista falando de um dos riscos de fazer o procedimento novamente, ela disse que com o tempo a córnea pode ficar sensível e com isso ter que fazer implante de córnea. Alguém já ouviu falar sobre isso? Será que a informação procede?

    • Responder Luana Paiva 6 de janeiro de 2020 at 08:37

      Desconheço essas informação, acho que você deve procurar um profissional e questionar.

    • Responder Danna 8 de janeiro de 2020 at 08:21

      Perfeito! Obrigada. E de perto, você enxerga bem? Pois também ouvi relatos de que quem tem miopia enxerga bem de perto mas quem não tem não enxerga tão bem quanto.

      • Responder Luana Paiva 8 de janeiro de 2020 at 10:11

        Por enquanto enxergo bem, mas já ouvi pessoas comentando que quem faz a cirurgia refrativa desenvolve hipermetropia, que é a dificuldade de enxergar perto. Mas no momento eu enxergo perfeitamente.

      • Responder TATIANA 12 de agosto de 2020 at 11:22

        Eu enxergava melhor bem de perto quando era míope, operei há 5 dias, mas eu acho q isso ocorre pq se é miope, ai dps q vc opera e passa a não ter mais a deficiência não precisa mais chegar tão perto pra ver as coisas e passa a ver q chegar tão perto borra a imagem, oq a gente deveria achar normal mas não acha pq antes era míope, entendeu? Rsrs pode der viagem minha, mas é a minha teoria.

  • Responder Bruna Pereira 14 de outubro de 2019 at 14:33

    Oi Luana,

    Fui ao H. Olhos da paraíso hoje, em busca da cirurgia refrativa.

    O médico que me atendeu disse que em suas cirurgias ele sempre tira um grau a menos de algum olho, por exemplo: Uma pessoa com 5 graus, ele tira 5 de um olho e 4 de outro, porque é importante manter um pouco da miopia.

    Como eu tenho 1,5 grau de miopia em cada olho, ele recomendou operarmos somente um olho, para no futuro eu não ter que voltar a usar óculos por conta da hipermetropia.

    Você já ouviu falar sobre isso? Estou um pouco com medo de optar dessa forma.

    • Responder Luana Paiva 14 de outubro de 2019 at 14:59

      Oi Bruna.
      Desconheço a informação de tirar um grau a menos. Na época, uma amiga me aconselhou a NÃO fazer a cirurgia, pois futuramente poderia ter hipermetropia, mas de qualquer maneira optei em realizar o procedimento. Pode ser que seu Oftalmologista tenha mais conhecimento do que a minha teve. Mas, se o meu médico falasse isso eu buscaria uma segunda opinião e marcaria com outro profissional, por garantia. Mas é a minha opinião.

      • Responder Ana 6 de fevereiro de 2020 at 20:57

        Sim!!! Exatamente, em letras na cor branca.. tenho mais dificuldade. Meu olho direito não ficou tão bom e hoje refiz só ele. Mas ambos incomodam com a leitura na cor branca.

        • Responder Jamile 20 de março de 2021 at 14:44

          Ana.. Boa Tarde
          Como ficou o retoque, o que você achou ?

    • Responder Denia de Cássia 23 de outubro de 2019 at 12:56

      Oi Bruna tudo bem?!
      Meu oftalmo disse que iria fazer assim comigo também. Se não me engano os profissionais chamam essa técnica de BÁSCULA. Muitas pessoas que já fizeram a refrativa para corrigir a miopia (ainda é a mais comum), com o passar dos anos, por volta dos 40 anos voltam a usar óculos devido à presbiopia (vista cansada). Estou com 38 anos, e hoje estou com 28 dias que fiz a técnica PRK para corrigir a miopia (-4,5) e astigmatismo (-0,75) e ele me explicou que se zerasse a minha miopia nos dois olhos, tão logo eu teria que usar óculos para perto, principalmente para leitura. Por isso ele disse que iria zerar um olho (dominante) e no outro iria deixar (-0,75) de miopia, podendo ficar até (-1,0), que isso iria me auxiliar a não ficar dependente de óculos posteriormente, os míopes geralmente enxergam muito bem de perto, podendo ficar comprometido a partir do momento em que você deixa de ser míope. Ele me passou muita segurança quanto a isso, estou confiante que vai dá certo. Ainda não fiz o teste de visão depois do procedimento, só dia 12/11 quando voltar pra revisão, mas depois de ler tanto sobre o assunto, sei que ainda tem alguns meses para realmente afirmar se zerou o grau ou se ficou algum resíduo. A minha recuperação está evoluindo bem, ainda variando na qualidade visual, mas já enxergo super bem, tanto que às vezes penso que estou de lentes (usei durante 21 anos, intercalando com óculos).

    • Responder Caio 30 de novembro de 2019 at 19:57

      Ola Bruna fiz o procedimento ilasik no H.Olhos a 3 dias com o Oftamologista Dr. charles me falou algo muito parecido, ele chama de monovisao deixando um pouco de grau em um olho para não prejudicar a visão de perto, porém, como explica o texto, um pouco de grau continua sendo incômodo para quem sempre usou óculos e teve uma visão boa. Pesquisei na internet muitos Oftalmologistas utilizam essa técnica de monovisao, mas uns fazem um teste antes da cirurgia com lentes de contato, esse não fez comigo. Vou retornar com ele no mês que vem caso eu não tenha acostumado vou perguntar se é possível um retoque. Por que realmente um olho está enxergando bem para perto e o outro bem para longe isso, mas quando vou ler para longe as letras não ficam nítidas, procurei esse profissional pq foi indicação e na internet tem boas recomendações além de ele ter me passado confiança na consulta. Fiz a Ilasik no particular paguei uns 10k uma nota! E tomara se for necessário eles não cobre o retoque. Mas tomara que seja mesmo adaptação no cérebro.
      Eu tinha OE3,5 e OD3,00 ele falou que ficaria no OE0,5 no máximo e zeraria no OD a miopia.

      • Responder Danna 7 de março de 2020 at 02:31

        Caio, como foi? Você ficou com residual? Chegou a fazer retoque?

      • Responder Ariel 30 de setembro de 2021 at 18:52

        Oi Caio,
        Passei por exatamente a mesma coisa com o Dr Charles. Vc chegou a se adaptar?

        • Responder Jefferson 27 de julho de 2022 at 16:27

          Eu tb estou com a mesma situacao e com o mesmo medico, fiz a cirurgia ilasik com monovisao a 1 semana e estou pessimo e com esperanca que jaja melhore

    • Responder Thiago Jardim 9 de abril de 2020 at 19:13

      Bruna, talvez até você já tenha se operado e o meu comentário acabe por chegar tarde demais. O seu oftalmologista está CERTÍSSIMO! É muito importe deixar um grau residual de 1,5 de miopia em um dos olhos para evitar a chegada precoce da presbiopia. Todos nós, ao chegarmos na casa dos 40 ou 45 anos, sofreremos as consequências da presbiopia, a popular “vista cansada” e em razão dela passaremos a precisar de óculos para leitura. A miopia, por outro lado, funciona como uma espécie de vacina, impedindo a chegada da presbiopia. Se você corrigir cirurgicamente apenas um dos olhos, conseguirá enxergar muitíssimo bem tanto de perto quanto de longe. O olho zerado será o dominante, garantindo a visão perfeita para longe. Por outro lado, o olho com 1,5 grau de miopia será o contralateral e irá garantir uma excelente visão para perto. Eu realizei a minha cirurgia refrativa pelo método PRK no último dia 3 de março e estou enxergando muitíssimo bem, tendo deixado de maneira proposital 1,5 grau de miopia no olho esquerdo. Tirei 7,25 graus de miopia do olho direto e 6,75 graus do olho esquerdo (que possuía 8,25). Zerar o grau dos dois olhos definitivamente não é a estratégia mais inteligente, pois o paciente, ao chegar na casa dos 40 anos, trocará a dependência dos óculos para distância pela dependência dos óculos para leitura. Como a maioria das pessoas utiliza a leitura como instrumento de trabalho, é de certa forma uma roubada trocar os óculos de distância pelos de leitura. Caso ainda não tenha operado, opere somente um dos olhos e verás que enxergará muitíssimo bem. Com relação ao método cirúrgico, como o seu grau é baixo, com certeza você terá a possibilidade de escolher entre os métodos Lasik e PRK. Embora a recuperação do Lasik ocorra rapidamente, em menos de uma semana, ao passo que a recuperação total da visão no PRK possa levar até três meses, o método PRK é muito mais seguro por não envolver a confecção do flap. No seu lugar, eu optaria pelo método PRK e operaria somente um olho. E tem mais um detalhe: você pode operar apenas um olho e aguardar a recuperação cirúrgica de três meses. Se após esse prazo você estiver se sentindo desconfortável, o que sinceramente não acredito que ocorrerá, você opera o outro olho, ficando ciente, nesta última situação, que após os 40 anos voltaria a precisar de óculos novamente. Abraços, Thiago Jardim.

    • Responder Cristina Rodrigues 24 de agosto de 2020 at 00:00

      Realmente Bruna, existe esse procedimento. Zera o olho dominante e deixa um pouco de grau no outro. Fiz a refrativa dia 24 de abril de 2020 e infelizmente sobrou muito residual; 2,5 graus no esquerdo e 2 no direito. Eu tinha quase 8 graus nos dois olhos e já estou com problemas de ler de perto, a tal doença após os 40 anos que todos terão. Ainda não tive coragem de fazer o retoque, o médico já queria fazer há uns dois meses, estou aguardando completar pelo o menos 4 meses de cirurgia. Farei somente do direito que é dominante, e o interessante que uso lente de contato só nele e vejo tanto de perto quanto de longe, isso prova que esta técnica funciona, sou prova viva dela. Espero que tenha te ajudado.

  • Responder Jadson 2 de abril de 2019 at 14:06

    Olá, estou querendo fazer a cirurgia esse ano. Quantos graus você tinha em cada olho antes de fazer a primeira cirurgia em 2015? Sobrou algum grau residual, e hoje em 2019 como está a sua visão? Recomenda?
    Hoje tenho 1,75 no olho direito e 1,25 no esquerdo, acha que zera com apenas um procedimento?
    No aguardo.

    • Responder Luana Paiva 3 de abril de 2019 at 15:18

      Oi. Eu não lembro em cada olho, mas um deles era 2,5 de miopia. Sim, sobrou menos de 0,5 no olho esquerdo de miopia, mas percebi esse residual depois de 3 anos, em 2018, inclusive deu um pouco de hipermetropia (o que eu não tinha antes). Hoje, sinto que aumentou a hipermetropia, pois estou com mais dificuldade de enxergar de perto comparado a 1 ano atrás. Em relação a miopia está tranquilo, por enquanto, né.

      • Responder Danna 7 de março de 2020 at 02:35

        Oi Luana, boa noite! Você fez o retoque quanto tempo após a cirurgia? A hipermetropia continua mesmo após o retoque?

        • Responder Luana Paiva 9 de março de 2020 at 09:48

          Aproximadamente 4 meses depois da primeira cirurgia.

    • Responder Thiago Jardim 9 de abril de 2020 at 19:29

      Oi Jadson, boa noite! Cara, eu fiz a cirurgia refrativa pelo método PRK no último dia 3 de março e estou enxergando perfeitamente bem. Tenho uma dica para lhe dar: não opere os dois olhos! É muito importe deixar um grau residual entre 1,25 e 1,75 de miopia em um dos olhos para evitar a chegada precoce da presbiopia. Todos nós, ao chegarmos na casa dos 40 ou 45 anos, sofreremos as consequências da presbiopia, a popular “vista cansada” e em razão dela passaremos a precisar de óculos para leitura. A miopia, por outro lado, funciona como uma espécie de vacina, impedindo a chegada da presbiopia. Se você corrigir cirurgicamente apenas um dos olhos, conseguirá enxergar muitíssimo bem tanto de perto quanto de longe. O olho zerado será o dominante, garantindo a visão perfeita para longe. Por outro lado, o olho com 1,25 ou 1.75 grau de miopia será o contralateral e irá garantir uma excelente visão para perto. Eu realizei a minha cirurgia refrativa pelo método PRK no último dia 3 de março e estou enxergando muitíssimo bem, tendo deixado de maneira proposital 1,5 grau de miopia no olho esquerdo. Tirei 7,25 graus de miopia do olho direto e 6,75 graus do olho esquerdo (que possuía 8,25). Zerar o grau dos dois olhos definitivamente não é a estratégia mais inteligente, pois o paciente, ao chegar na casa dos 40 anos, trocará a dependência dos óculos para distância pela dependência dos óculos para leitura. Como a maioria das pessoas utiliza a leitura como instrumento de trabalho, é de certa forma uma roubada trocar os óculos de distância pelos de leitura. Opere somente um dos olhos e verá que enxergará muitíssimo bem. Com relação ao método cirúrgico, como o seu grau é baixo, com certeza você terá a possibilidade de escolher entre os métodos Lasik e PRK. Embora a recuperação do Lasik ocorra rapidamente, em menos de uma semana, ao passo que a recuperação total da visão no PRK possa levar até três meses, o método PRK é muito mais seguro por não envolver a confecção do flap. No seu lugar, eu optaria pelo método PRK e operaria somente um olho. E tem mais um detalhe: você pode operar apenas um olho e aguardar a recuperação cirúrgica de três meses. Se após esse prazo você estiver se sentindo desconfortável, o que sinceramente não acredito que ocorrerá, você opera o outro olho, ficando ciente, nesta última situação, que após os 40 anos voltaria a precisar de óculos novamente. Abraços, Thiago Jardim.

    • Responder Thiago Jardim 9 de abril de 2020 at 19:38

      Oi Jadson, boa noite! Cara, zerar os dois olhos não é, definitivamente, a estratégia mais inteligente. Opere apenas um dos olhos. Zerando apenas um dos dois olhos, você enxergará perfeitamente bem tanto de longe quanto de perto. A vantagem de não zerar os dois olhos é que a miopia que ficará em um deles impedirá a chegada precoce da presbiopia. Operei minha miopia no último dia 3 de março, deixando propositalmente 1,5 grau de miopia em um dos olhos, e estou enxergando perfeitamente bem.

  • Responder Thiago Silva 20 de março de 2019 at 20:01

    Olá Luana. Que bom que encontramos seu blog, pois tá bem difícil no momento ter acesso a informação sobre o procedimento de retoque, experiências de outras pessoas, etc. Fiz a cirurgia LASIK e também senti diferença logo na hora que sai da cirurgia. Verifiquei com a médica e permanece grau residual. Decidi não fazer o retoque, vou utilizar óculos mesmo e futuramente quem sabe, farei o retoque. Percebi muita negligência dos médicos que me fizeram a cirurgia, pretendo me cuidar melhor e não depender da sorte de novo. Obrigado por compartilhar a experiência.

    • Responder Luana Paiva 21 de março de 2019 at 11:56

      Oi Thiago.
      Realmente há negligência de alguns médicos, principalmente os mais novos.
      Acho sua decisão válida, é sua saúde em jogo.

  • Responder Andreia 25 de janeiro de 2019 at 17:11

    Alguém sabe me informar se o plano de saúde cobre retoque

    • Responder Luana Paiva 21 de março de 2019 at 11:53

      Oi Andreia.
      Normalmente cobre, mas precisa verificar com o convênio.

  • Responder Livia Rabelo 3 de novembro de 2018 at 09:45

    Oi Luana,
    Após minha primeira cirurgia fiquei com um residual de 2 graus no olho esquerdo, fiz o retoque tem 01 semana porém estou com medo e enxergando tudp embaçado, ou seja, ficou pior do que tava.
    A médica disse q talvez tenha que retocar, mas sofri muito durante a cirurgia, doeu e senti na hora de levantar o flap.

    • Responder Luana Paiva 6 de novembro de 2018 at 16:21

      Oi Livia.
      Realmente é muito desconfortável a cirurgia, conforme já disse no primeiro relato, mentira de quem fala que essa cirurgia é tranquila.
      Enfim, se você confia no profissional e for fazer mais um retoque tenta pedir para colocarem mais anestésico, no meu caso ajudou.

      • Responder Jamile 19 de março de 2021 at 19:04

        Olá Luana! Tudo bem.
        Gostaria de saber e hoje como está seus olhos ? Ficou bom ?
        Você recomendaria o retoque ? Fiz a cirurgia em setembro, meu médico me enticou o retoque pois ficou 1 de astigmatismo e 1 de miopia do olho esquerdo.

  • Responder Camila 21 de setembro de 2018 at 16:57

    Oi Luana! Estou com 7 dias de pós Lasik e foi detectado um residual de 0,75 no OD. O médico diz que ainda é recente e que das duas, uma: eu posso me acostumar com essa diferença ou meu olho ao cicatrizar vai corrigir ou pelo menos reduzir esse grau.
    Achei estranho porque eu já saí da sala vendo nitidamente no OE e no OD reclamei de visão embaçada. Não acho que vá mudar, mas vamos aguardar pelo menos 60 dias, como meu médico recomendou.
    Nesses 4 meses como foi pra você? Você conseguia se virar bem? Estou com muita dificuldade pra ler, a nitidez melhora um pouco ao piscar e piora com calor. Tá bem complicado, tenho dor de cabeça no lado direito quase todos os dias, e não sei como vou aguentar fazer as minhas atividades por 2 meses assim. Meu médico diz que ainda é cedo demais fazer um retoque agora, mas diz que não devo fazer óculos para estimular a visão pra longe.
    Como você, sempre usei óculos o dia inteiro desde criança e enxergava perfeitamente com eles. Tá difícil :(

    • Responder Luana Paiva 24 de setembro de 2018 at 13:22

      Oi Camila.
      Usamos óculos e enxergávamos nitidamente, então qualquer grau residual vai incomodar.
      Durante o dia eu sobrevivi bem, mas meu maior incomodo foi a noite, principalmente dirigindo, os semáforos e faróis dos carros estouravam, difícil enxergar.
      60 dias passa rápido, melhor esperar um longo período e dar certo, né.

  • Responder Daniela 28 de agosto de 2018 at 12:28

    Olá, tudo bem? Fiz a Lasik à 6 meses exatamente, e desde o primeiro mês falava pro médico que não estava enxergando tão bem! Hoje fizemos um novo exame e ficou constatado que sobrou 1 no OD e 1,25 no OR! Ele disse que o retoque tem alguns riscos, como piorar a visão, e disse que vai me dar mais 6 meses de pós operatório, se não sentir melhora, aí conversamos sobre o retoque! G Você acha que vale a pena fazer o retoque?

    • Responder Luana Paiva 28 de agosto de 2018 at 13:13

      Oi, tudo e você?
      Você confiou nesse profissional, se ele diz que há riscos, então eu esperaria o tempo recomendado por ele.
      No meu caso, quando questionei sobre riscos, a minha médica disse que não haveria por isso eu aceitei passar pelo procedimento novamente.
      Eu seguiria a recomendação dele, pois ele que tem acompanhado seu caso.

  • Responder victor 21 de julho de 2018 at 11:41

    bom dia estou com o,25 de miopia e o,5 astigmatismo 1 mes de prk o medico disse pode zerar vc acredita nessa possibilidade? ou eu posso pedir um retoque? como vc teve uma experiencia semelhante estou perguntando

    • Responder Luana Paiva 21 de julho de 2018 at 20:59

      Oi.
      Olha, a minha opinião e experiência é de não zerar depois de 1 mês de cirurgia.
      De qualquer maneira espere mais alguns meses para verificar se realmente precisa de retoque, é pouco tempo para dizer, caso você não esteja satisfeito com o resultado daqui uns 3 meses conversa com o oftalmologista sobre o retoque.

  • Responder Michele Novais 1 de junho de 2018 at 02:00

    Olá Luanda! Tudo bem?
    Eu fiz a minha cirurgia de um olho só a dois meses, e nada…É como se eu tivesse tirado os óculos. Eu enxergo quase igual a antes sem os óculos. Não entendo pq eu ainda não tive o efeito da cirurgia. Coloco os colirios direitinho e não pego sol. Só a minha filha de dois anos q fico carregando. O meu médico diz q deve ser por eu não estar colocando os colirios direito. Estou frustrada e sem esperança. O pior é q estou sem os óculos e sem o efeito da cirurgia. Será q ou ter q usar óculos novamente ou terei q fazer o retoque?

    • Responder Luana Paiva 1 de junho de 2018 at 07:41

      Oi Michele.
      Quem pode responder é seu oftalmo, se ele está argumentando que você não está usando o medicamento corretamente, pede uma segunda opinião.
      Minha opinião (não médica) com 2 meses você já deveria estar enxergando pelo menos uns 90%.
      Se você pagou pela cirurgia é possível recorrer e solicitar um retoque.

  • Responder Érika 19 de março de 2018 at 10:11

    Oi Luana, tudo bem? Estou marcada para fazer retoque no OE agora quinta feira, dia 22/03/18. O pós operatório vc sentiu que é igual o da primeira vez??? e já zerou o seu grau residual ou ainda não???

    • Responder Luana Paiva 19 de março de 2018 at 10:16

      Oi. Tudo bem e vc? O pós operatório é igual, na verdade eu tive mais sensibilidade a luz do que a primeira vez. Sobrou menos que 0.5 e não me incomoda.

  • Responder LETICIA REZENDE DE SOUZA 19 de março de 2018 at 09:22

    Eu estou marcada para o dia 27/3 para fazer o retoque prk. . Estou muito nervosa e indecisa …fico naquela será que faço? Ou melhor não fazer? Miopia zerou mas estou com 1,2 de astigmatismo =[

    • Responder Luana Paiva 19 de março de 2018 at 09:35

      Oi. Realmente dá um receio, mas é preciso ver se o grau que sobrou está incomodando. O retoque em si é tranquilo, mas o pós operatório é semelhante a primeira cirurgia.

    • Responder Érika 19 de março de 2018 at 10:09

      Oi Leticia! Nossa, eu faço o retoque no olho esquerdo essa semana, dia 22/03!! Estou tranquila, acho que vai me dar ansiedade no dia mesmo.. estou pensando positivo de que será como da primeira vez… e ainda bem que agora é só em um olho!

      • Responder LETICIA REZENDE DE SOUZA 22 de março de 2018 at 09:12

        Oi Erica, no meu caso vai ser ambos os olhos, estou na expectativa… e fico naquela dúvida cruel , será que faço, será que vai ter algum problema… quanto tempo vai demorar para mim voltar a enxergar direito de novo…duvida..duvida..duvida… mas acho que vou fazer sim, me encomoda paraver no pc do trabalho, algumas placas de transito… =(

    • Responder Jamile 21 de março de 2021 at 07:39

      Oiii Letícia!
      Vi que fez Prk como está seus olhos hoje depois do retoque ?

  • Responder Wilker 14 de março de 2018 at 20:18

    Ola boa noite como vc esta tudo bem
    Me parece que vol ter que fazer o retoque sabe aquelas letras grandes que o medico coloca primeiro para gente ler nao consegui ler nenhuma

    • Responder Luana Paiva 15 de março de 2018 at 07:15

      Boa noite.
      Nossa. Com certeza precisará de retoque, mas se tiver dúvidas em relação a cirurgia procure uma segunda opinião.

  • Responder Cléia Dainez 7 de março de 2018 at 12:42

    Oi Luana, eu fiz a PRK há mais de 50 dias, fiquei com grau residual de astigmatismo e provavelmente terei que fazer retoque. Com quanto tempo após a cirurgia você fez? E como foi a recuperação?

    Abs

    • Responder Luana Paiva 7 de março de 2018 at 13:40

      Oi. Fiz o retoque uns 4 meses depois do primeiro procedimento. A recuperação foi igual ao anterior, a sensibilidade a luz que mais incomodava, mas no dia seguinte estava bem.

  • Responder Wilker 25 de fevereiro de 2018 at 09:02

    Fisso a minha prk ja tem 30 dias mas ainda nao esta sem porcento sinto que esta uns sessenta porcento sera que vou ter que fazer retoque

    • Responder Luana Paiva 26 de fevereiro de 2018 at 10:30

      Provavelmente. Seria bom retornar ao médico e informar isso.

    • Responder Denia de Cássia 23 de outubro de 2019 at 13:11

      WILKER,
      O processo de recuperação no PRK é bem mais lento, pois a cicatrização total do epitélio se dá por volta de SEIS meses, ainda está muito recente pra saber a questão de grau residual, eu também fiz há 28 dias, sei que a ansiedade pra saber o resultado final é imensa, mas temos que ter paciência, rsrs e sempre tirarmos nossas dúvidas com o médico. Acredito que varia muito até o prazo final, podendo sim zerar o grau até lá.

  • Responder vinicius 16 de novembro de 2017 at 16:44

    sei q nao vem ao caso mas meu retoque nao ficou legal, resumindo lascou

    • Responder Luana Paiva 17 de novembro de 2017 at 07:18

      Oi, Vinicius. Quem pena! Você já relatou para seu oftalmologista?

    • Responder LETICIA REZENDE DE SOUZA 22 de março de 2018 at 09:14

      Bom dia Vinicus relate seu caso para nós. Quanto de grau residual voce tinha e o que acontenceu apos a cirurgia com sua visao?

    • Responder Danna 3 de janeiro de 2020 at 23:24

      Vinicius, por favor relate o que aconteceu. Você sentiu piora em que sentido após o retoque?

  • Responder Henrique Martins 16 de outubro de 2017 at 12:09

    Olá, tudo bem?

    Faz alguns meses que passei pela cirurgia refrativa (Lasik), gostaria de saber como está sua visão após o retoque? Queria muito realizar o meu mas estou com medo pois após a minha cirurgia ainda estou com 0,50(OD) e 0,25(OE).

    • Responder Luana Paiva 16 de outubro de 2017 at 12:48

      Oi. Tudo bem.
      Minha visão está 100% após o retoque, deu tudo certo.

  • Responder Chris 6 de setembro de 2017 at 05:49

    Você precisou pagar o retoque ou já estava incluído no preço total da cururgia?

    • Responder Luana Paiva 6 de setembro de 2017 at 08:00

      Não precisei pagar nada a mais e creio que o preço seria o mesmo com ou sem retoque.

  • Responder LETICIA REZENDE DE SOUZA 31 de agosto de 2017 at 14:09

    Eu fiz a prk em março. Pelo que vi vou ter de fazer retoque também. Você pagou pelo retoque?

    • Responder Luana Paiva 31 de agosto de 2017 at 14:14

      Não, não paguei o retoque.

  • Responder Taiane 30 de julho de 2017 at 08:17

    Olá fiz o retoque do olho esquerdo sexta-feira, e ainda hoje no terceiro dia minha visão está muito engraçada Da outra vez que fiz lembro que no terceiro dia já estava enxergando bem, estou preocupada, como foi com vc no retoque, até que dia sua visão ficou embaçadas?

    • Responder Luana Paiva 30 de julho de 2017 at 13:03

      Olá. Sim, no terceiro dia eu já estava enxergando bem. Na verdade no dia seguinte já estava quase 100%.

  • Responder Taiane 11 de junho de 2017 at 08:30

    Olá bom dia. Há uns 15 dias fiz a cirurgia Lasik o olho direito está 100% o esquerdo ainda tem 0,75 de grau meu oftalmologista pediu para eu voltar daqui a 10 dias para ele verificar se esse grau continua e se sim marca para fazer retoque, gostaria de saber de você se vc precisou repetir os exames para fazer o retoque? Depois do retoque sua visão ficou 100%? Depois de quanto tempo da primeira cirurgia vc fez o retoque? Estou com um pouco de receio pois o olho já fica sensível imagina ter que fazer o procedimento novamente em um olho já operado. Me conte mais da sua experiência…

    • Responder Luana Paiva 11 de junho de 2017 at 16:49

      Olá. Não precisei repetir os exames. Não vou dizer 100%, mas uns 99% chegou. Fiz a cirurgia aproximadamente 4 meses depois, antes disso a minha oftalmologista preferiu esperar para confirmar se realmente tinha sobrado miopia. No momento da cirurgia é bem mais tranquilo, pois não é necessário o corte, mas o pós cirúrgico, no meu caso, foi mais chato, a sensibilidade a luz foi maior do que a primeira vez. Toda a experiência da primeira e retoque estão aqui https://www.serionaomediga.com.br/cotidiano/cirurgia-refrativa-i-lasik/ e https://www.serionaomediga.com.br/cotidiano/cirurgia-refrativa-retoque/

      Espero ter ajudado.

      • Responder Rogerio 7 de novembro de 2017 at 14:16

        Depois de quanto tempo vc fez retoque?

        • Responder Luana Paiva 8 de novembro de 2017 at 08:05

          Oi. Fiz o retoque depois de 4 meses.

      • Responder Danna 3 de janeiro de 2020 at 23:32

        Olá Luana,

        Notei que estou com residual de 0.5 no olho direito e possivelmente um pequeno residual no lado esquerdo. Estou pensando seriamente em fazer o retoque mas estou com receio de dar errado! Pelo que li sua oftalmo não refez os exames de pré operatório antes de fazer o retoque, certo?! E quanto ao colírio, lembro que 2 dias antes da refrativa propriamente dita eu precisei usar colírio mas meu oftalmo disse que não seria necessário usar com antecedência para o retoque. O mesmo aconteceu contigo? Depois do retoque você ainda passou por consulta de 1 semana após a cirurgia?

        Como está sua vista hoje, 3 anos após a cirurgia?

        • Responder Luana Paiva 4 de janeiro de 2020 at 20:44

          Exato, não refiz os exames para o retoque. O preparo do retoque foi exatamente o mesmo que a primeira cirurgia, pinguei o colírio, mas foi um dia antes a cada 4h.
          Sim, retornei em 10 dias para tirar as lentes de contato que colocam na cirurgia.
          Ainda não tive problemas com a visão, continuo enxergando perfeitamente.

  • Responder Tatiana Galan 31 de agosto de 2016 at 09:44

    Olá Luana, tudo bem?

    Qual o valor investido lá no hospital dos olhos?
    E hoje seu olho está estável? Quanto tempo faz que já fez a cirurgia?

    Desde já agradeço

    • Responder Luana Paiva 31 de agosto de 2016 at 10:21

      Oi, tudo bem. =)
      Em Abril/2015 o valor investido foi de R$ 8.300.
      Sim, hoje minha visão está ótima, mas tive que refazer o procedimento em Agosto/15, pois não zerou na primeira cirurgia.
      Espero ter ajudado.

  • Responder Daniele Oliveira 23 de maio de 2016 at 18:32

    Olá Boa Noite, que bom que encontrei seu blog. Também fiz cirurgia a 2 meses e pelo que vem sendo analisado provavelmente eu tenha que fazer retoque também, estava com muito medo pois o pós operatório sinceramente não achei nada fácil, meu olho esta extremente instável ainda. Mas fico feliz em saber que o retoque é melhor a recuperação pois estava até em dúvidas se realmente faria ou não.

    Obrigada Bjos

    • Responder Luana Paiva 24 de maio de 2016 at 09:31

      Oi. Que bom que ajudou. O retoque é mais tranquilo, o primeiro dia do pós-operatório é chatinho também, mas passa bem mais rápido. Beijos

  • Responder Mariane Gentina 30 de abril de 2016 at 10:23

    Olá ,Estou passando pelo mesmo procedimento com a diferença que hoje faz apenas 5 dias após a minha cirurgia e já descobri que em um olho irei precisar fazer o retoque e isso logico me deu um super medo , pois o pôs operatório não e tão fácil assim….
    Seu depoimento no blog me fez me sentir mais segura, provavelmente irei fazer a cirurgia daqui 20 dias..

    Obrigada

    • Responder Luana Paiva 4 de maio de 2016 at 11:20

      Oi. Fico feliz que tenha ajudado, o retoque é mais tranquilo em relação a cirurgia, vai dar tudo certo.
      Boa sorte.
      Abs

    Mensagem